Busque outras postagens!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Artigo

0 comentários

Leptospirose, a popular doença do xixi do rato -
Dra. Juliana Martins Ferreira -
Médica Veterinária -



A Leptospirose é uma das mais importantes zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem ) transmitida para os cães, principalmente através da urina do rato por contato direto, ou água e alimentos contaminados. Nem todos os ratos estão contaminados, portanto se o seu cão matou um rato não entre em desespero.
Os ratos se sentem atraídos por restos de comida e rações do seu cãozinho, portanto vale a pena manter os sacos de ração bem fechados e longe do alcance de roedores e não deixar o alimento de seu companheiro o dia inteiro no chão. Nesta época em que são freqüentes as chuvas também vale lembrar que a água é um ambiente propício para sobrevivência da leptospira.

O cão contaminado pela leptospirose apresentará falta de apetite, vômito, febre e um sintoma bastante característico, a urina de cor escura. A bactéria atinge os rins e o fígado do animal. Alterando a função hepática, a leptospirose causará icterícia, notada pelo amarelamento das mucosas como olhos, gengivas, etc.

O animal com suspeita de leptospirose deverá ser encaminhado para atendimento veterinário, o tratamento é realizado principalmente com antibióticos e fluidoterapia, havendo chance reservada de cura. A titulo de curiosidade vale a pena destacar que os gatos apresentam-se resistentes a esta bactéria.

A melhor forma de evitar a leptospirose é através da vacinação dos cães. As vacinas múltiplas mais modernas protegem os animais contra quatro tipos de leptospirose, aqueles que mais comumente afetam os cães. No entanto, há vários outros tipos que acometem outras espécies e podem, mais raramente, atingir também o homem e o cão. Em regiões endêmicas como a nossa, ou seja, onde sempre há casos de leptospirose, é necessário vacinar o cão duas vezes por ano contra a doença.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites